O que você é?

Visualizações!

Postagens Antigas

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Extraordinário


"August (Alggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora.

 Todo mundo sabe que é difícil se um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência, ele é um menino igual a todos.

R.J. Palacio criou uma história eficiente, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo.

R.J. Palacio também atua no mercado editorial norte-americano há mais de duas décadas, atualmente com dupla função: designer gráfica durante o dia e escritora à noite. Ela mora em Nove York com o marido, os dois filhos e dois cachorros. Este é seu primeiro livro.
Para difundir a mensagem de Estraordinário, a autora iniciou uma campanha antibullyng ao site www.choosekind.tumblr.com, do qual milhares de crianças já participam.''

Minha opinião?

Extraordinário foi o meu recorde pessoal. 

O livro contem 318 páginas e li ele em apenas um dia! Muito fácil de se ler, Extraordinário mudou minha perspectiva de ver o mundo.
Na minha sala, tem um menino com deficiência mental que estuda comigo desde a primeira série. Sempre me perguntei o que se passava na cabeça dele, se ele enxergava o mundo igual a mim, ou até se ele era esperto que nem eu.

E ele provou que sim! Ele sabe qualquer (QUALQUER) coisa que você pergunte sobre futebol. Desde quem jogou ontem ou quem ganhou a primeira Copa do Mundo.

Extraordinário reforçou essa ideia. Mesmo não se tratando de um menino com doenças mentais, ele também mostra um menino diferente, tentando se encaixar na sociedade. Varias vezes você se pergunta se aquela história é verdadeira, se alguém realmente tinha aquela deformidade facial e se essa pessoa passou por isso, pois é uma história muito cheia de emoção e detalhes.

R.J. Palacio se tornou uma das minhas escritoras favoritas e tenho certeza que qualquer um que leia o livro vai falar que ela é incrivelmente inteligente e sensível. Inteligente por ter falado do assunto bullyng de um jeito tão diferente. E sensível por ter escrito como uma criança passando por um momento tão difícil. Ver como ela escreveu a história para nenhum detalhe ficar de fora é incrível. Não só quando Algust está contando a história, mas também quando as pessoas à sua volta contam o seu olhar sobre o menino.

Marquei o livro praticamente inteiro com post-its, pois tem muitas frases que devemos levar para a vida inteira. Frases muito boas e muito simples que todos deviam parar e refletir por um momento. ( Cheguei a até marcar dois capítulos inteiros, pois são simplesmente incríveis.

Não posso e não consigo falar sobre o amor que sinto sobre esse livro. Não consigo descrever o quão incrível eu acho que ele é. Talvez, pessoas vão ler o livro e não vão entender a mensagem dele. Talvez vão querer me xingar por ter gastado dinheiro com um livro que eu falei que era muito bom e, quando foram ler, acharam idiota. 

Só posso falar desculpas para essas pessoas, pois vão perder uma chance extraordinariamente incrível de ler uma obra muito boa sobre uma coisa tão fala no século XXI.

E, quando forem comprar o livro, não pensem que estão gastando dinheiro; pensem que estão adquirindo uma mensagem para toda a vida.



Enzo Rodrigues, Um Jovem Leitor... Encantado!

0 comentários: